quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Com a Europa em um bote salva-vidas


Parece que é por isso que os europeus clamam: por um capitão que não abandone o barco. Esse naufrágio acaba sendo um triste emblema dos problema do País 




"Vada a bordo, cazzo!" 

A frase dita pelo capitão Gregorio De Falco, da Guarda Costeira italiana, para o irresponsável capitão Francesco Schettino ao ordenar que ele voltasse ao navio naufragado na costa da Itália já está estampada em camisetas naquele país (pelo menos é o que me conta o G1) e parece ser um slogan da necessidade da Europa - e da Itália - neste momento: um capitão que não abandone o barco depois de fazer uma cagada tentando ser simpático com os amigos e esquecendo de quem deveria cuidar.

Parece que o naufrágio se tornou uma triste alegoria para o que está acontecendo na União Européia: algo que era sinônimo de luxo e riqueza, no qual muitos sonharam entrar, e que hoje afunda economicamente por manobras perigosas em mares incertos, capitaneado por quem só pensa em salvar a própria pele. O pedido deles serve para nós aqui no Brasil também: mais capitães como De Falco e menos como Schettino, porque como bem ameaçou o capitão-herói, você até pode se salvar do mar, mas a realidade depois que alcança a terra firme pode ser bem cruel quando a punição chega. E eu espero que ela venha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do seu post, Aline. Quanto ao ocorrido, é uma situação muito triste. A meu ver, aquele incidente serve de exemplo para todos que o navio tipo titanic é sinônimo de armadilha em vez de luxo e riqueza.